Seguidores

sábado, 18 de setembro de 2010

Curso de Especialização em Democracia Participativa


Estão abertas até 21 de setembro as inscrições para o curso de Especialização em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais. O curso é uma continuidade do Programa de Formação de Conselheiros Nacionais, realizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O projeto visa contribuir para a formação qualificada de conselheiros de políticas públicas, bem como de técnicos e gestores do governo e representantes de organizações da sociedade civil envolvidos nas políticas participativas.
O edital para seleção está disponível no site do Programa de Formação de Conselheiros (http://www.ufmg.br/conselheirosnacionais/) e o processo de seleção ocorrerá de 24 a 28 de setembro. A divulgação do resultado está prevista para o dia 29 de setembro, no site do programa.

O curso tem carga horária de 405 horas/aula e duração mínima de 18 meses e máxima de 24 meses; será oferecido na modalidade ensino a distância, com alguns momentos presenciais. Serão oferecidas 150 vagas a integrantes de processos participativos que possuem nível superior em qualquer área.

As inscrições serão feitas via Internet, com envio da documentação exigida no edital em meio físico para o seguinte endereço: Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas / Departamento de Ciência Política, Projeto Democracia Participativa - sala 4.119, Avenida Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Belo Horizonte - MG / CEP 31.270-901.

Para se inscrever, o candidato deverá apresentar, de forma completa e no período de vigência de inscrição, os seguintes documentos: formulário de inscrição devidamente preenchido, acompanhado de três fotografias 3x4; cópia dos documentos de Identidade e CPF; cópia do diploma de graduação ou documento equivalente que comprove que o candidato está em condições de concluir o Curso de Graduação antes de ser iniciado o de Pós-Graduação - Especialização; histórico escolar do curso de graduação; curriculum vitae; prova de estar em dia com as obrigações militares (homens) e eleitorais, no caso de candidato brasileiro; ou as exigidas por legislação específica aos candidatos estrangeiros.

O candidato estrangeiro deverá ainda comprovar o domínio instrumental da língua portuguesa; memorial com a descrição das atividades participativas desenvolvidas pelo candidato, relacionadas com sua trajetória em movimentos sociais, organizações da sociedade civil ou em atividades como gestor e técnico que atua profissionalmente com instituições participativas vinculadas ao poder público; e carta de apresentação redigida pelo Conselho, órgão governamental ou organização da sociedade civil ao qual está vinculado.

Informações
Secretaria-Geral da Presidência da República
Assessoria de Comunicação
(61) 3411-1407 
http://www.ufmg.br/conselheirosnacionais/   

Fonte: Secretaria Geral da Presidência

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

FICHA LIMPA EM PERIGO!

A Ficha Limpa corre sério risco. Candidatos corruptos, barrados das eleições de outubro, estão apelando para o Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a “constitucionalidade” da lei. Se eles ganharem todos os candidatos corruptos que conseguimos banir, serão liberados para disputar as eleições de outubro. 

O STF está dividido, alguns juízes defendem a aplicação imediata da Ficha Limpa, mas os outros estão dizendo que a lei só deverá valer para 2012. Eles irão julgar a constitucionalidade da Ficha Limpa a qualquer momento. Nós precisamos agir rápido e deixar claro para os juízes do STF que a sociedade civil brasileira lutou arduamente para passar a Ficha Limpa e queremos que ela seja válida para as eleições de outubro! 

Assine a petição ao STF pedindo a validação da lei Ficha Limpa. A petição será entregue diretamente ao Presidente do STF em alguns dias! 

http://www.avaaz.org/po/ficha_limpa_supremo/98.php?cl_taf_sign=sNQ1bb6v 

Graças à Ficha Limpa, mais de 242 candidatos notoriamente corruptos foram barrados das eleições de outubro. Esta lei simboliza uma melhoria imensa na qualidade dos nossos governantes. Porém, em uma medida desesperada para permanecer no poder, os candidatos banidos estão recorrendo ao STF para julgar a Ficha Limpa inconstitucional, a fim de concorrer nas eleições de outubro. 

A Ficha Limpa é uma das leis mais democráticas do país, sendo introduzida e aprovada por um esforço da sociedade civil brasileira sem precedentes. Ela se tornou um símbolo de esperança por um governo livre da corrupção. Percorremos um longo caminho pressionando o Congresso, com telefonemas, e-mails e mobilização popular, agora precisamos nos certificar que o STF irá defender a vontade dos brasileiros e não dos corruptos. Assine a petição agora para garantir a validade da Ficha Limpa em outubro: 

http://www.avaaz.org/po/ficha_limpa_supremo/98.php?cl_taf_sign=sNQ1bb6v 

Obrigado por fazer parte deste incrível movimento contra a impunidade e por um governo sem corrupção. 

Com esperança por uma eleição sem corruptos,

Graziela, Alice, Ricken, Paul, Milena, Iain, Mia, Alex and the whole Avaaz team


OBS: Recebido por e-mail enviado por meu amigo Lucas.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

BRASIL AVACALHADO!

Hoje quero indicar para vocês leitura do texto de Maria Lúcia V. Barbosa, publicado no seu Blog. Ela é socióloga mineira e escreve com grande propriedade e lucidez sobre a avacalhação que está ocorrendo no nosso país.

Eu estou literalmente passada de ver o que está acontecendo no nosso país. Petistas e simpatizantes do governo Lula não conseguem diferenciar "o pecado do pecador", aplaudem, concordam e endossam  todas as coisas mais descabidas que o nosso presidente fala e faz e não se importam com o desrespeito as leis, a nossa constituição, as instituições. Será que falta consciência crítica ou simplesmente concordam que os fins justificam os meios? Jesus ama o pecador mas nem por isso concorda com o pecado. 

Desejo a todos boa leitura, e viva a democracia!



domingo, 12 de setembro de 2010

A ERA DA INSENSATEZ

TROQUE DE CARRO!
TROQUE DE TV!TROQUE DE CELULAR!
MUDE DE OPERADORA, TEMOS OS MELHORES PLANOS!
BEBA MAIS CERVEJA!
Etc., etc., etc....... 24 horas por dia, 7 dias por semana!
Não estranhe se amanhã, na abertura do Jornal Nacional, anunciarem o velório da COERÊNCIA, pois vivemos na Era da Insensatez.
“CONSUMO, LOGO EXISTO”!
Na sociedade consumista, quem não consome não existe!
William Bonner comparou o telespectador do Jornal Nacional a HOMMER SIMPSON. Um sujeito preguiçoso, burro, que adora ficar no sofá, assistindo TV, comendo rosquinhas e bebendo cerveja, e que só da mancadas na vida.

O mais preocupante, porém, não é o fato de termos como editor chefe e apresentador do maior telejornal do país alguém que compara milhões de telespectadores com o Hommer Simpson...
A pergunta que devemos nos fazer é:
- E se Willian Bonner tiver razão? Como foi que alcançamos tal condição, e a quem interessa que continuemos assim?
A televisão amolece o corpo, a televisão amolece o espírito!
No Brasil, segundo o IBOPE, as pessoas vêem, em média, 5 horas de TV por dia.

O sonho dos atuais diretores televisivos é ter como audiência uma imensa massa acrítica, sem uma real capacidade de análise. Um público que não pensa, que não questiona, que é facilmente manipulado. Que compra quando e o que lhe mandarem comprar.

PROPAGANDA, PROPAGANDA, PROPAGANDA.....
COMPRE!
BEBA!
CONSUMA!
EXISTA!

E chega mais um domingo, e o que já era ruim consegue a proeza de piorar ainda mais...
O que dizer do Domingão do Faustão? E o que dizer das vídeos cassetadas do Faustão? Pancadas que ferem, tombos que machucam...

“O SER HUMANO AINDA NÃO TINHA APRENDIDO A AMAR O PRÓXIMO E JÁ TINHA INVENTADO A TELEVISÃO QUE ENSINA A DESPREZAR A DISTÂNTE.” (Millor Fernandes)

E o que dizer de Pedro Bial, quando se dirige aos participantes do Big Brother chamando-os de “nossos heróis” e “nossos mártires”?

Quão deteriorados os conceitos de heroísmo e mártires transmitidos. A que ponto chegamos...

Escola Pública localizada no Sertão pernambucano:
- Não há acabamento nas paredes
- Há 1 ano sem merenda escolar
- O banheiro é interditado

Não seria mais sensato qualificar de heróis e mártires os nossos Professores? Eles que quase sem nenhum reconhecimento, e em condições tão adversas, tantam manter acessa a chama do saber e do conhecimento?

Heróis e heroínas são também os pequeninos alunos com seus chinelos gastos, muita vezes obrigados a percorrer longas distâncias a pé para chegar à sala de aula.

Bial, junte a produção do BBB, e vão assistirão Documentário “PRO DIA NESCER FELIZ”, do diretor João Jardim, que aborda a situação da Educação no Brasil. É o mínimo que formadores de opinião deveriam fazer!

Quem sabe o próximo “Reality Show” possa mostrar a dura realidade de muitos Professores e Alunos da Rede Pública, seja no sertão nordestino, seja nas periferias de qualquer capital. Ai sim teríamos um show de realidade!

E o que dizer das festas promovidas pela produção do Big Brother? Que belo exemplo são para nosos jovens:
“Bebam para serem felizes, para promoverem farras sexuais” Obrigada Rede Globo!

Enquanto Professores e Escolas se esforçam para formarem CIDADÃOS, a TV fabrica CONSUMIDORES.





Em outubro, mês das crianças, a valor gasto no Brasil em publicidade dirigida ao público infantil foi de aproximadamente R$ 210 milhões. Neste mesmo período, foram investidos em Programa Federal de Desenvolvimento da Educação Infantil (FNDE) cerca de R$ 28 milhões.

A televisão transforma crianças das mais tenras idades em consumidores. Especialistas em comportamento infantil têm constatado mudanças significativas provocadas pela exposição massiva e precoce à publicidade. Segundo constatado, dentre as primeira palavras pronunciadas, já aparece a palavra “compra”.
 
Diante da TV o telespectador está fisicamente inato. Dos seus sentidos, trabalham somente a audição e a audição, mas de maneira extremamente parcial.
Os olhos, por exemplo, praticamente não se mexem, Os pensamentos estão praticamente inativos. Não há tempo para raciocínio consciente e para fazer associações mentais, já que a atividade cognitiva está muito lenta.
 
Isso fica evidenciado em pesquisas sobre os efeitos neurofísicos da televisão. O eletrocefalograma e a falta de movimento dos olhos de uma pessoa vendo TV indica indicam um estado de desatenção, de sonolência, de semi-hipnose.

O piscar da imagem, os estímulos visuais exagerados e contínuos, e a passividade física do telespectador, especialmente seu olhar fixo, fazem com que o cenário seja semelhante a uma sessão de hipnose.

Na leitura, é preciso produzir uma imensa atividade interior: num romance imaginar o ambiente e os personagens; num texto filosófico ou científico, associar constantemente os conceitos descritos.
 
A televisão, pelo contrário, não exige nenhuma atividade mental: as imagens chegam prontas, não há nada para associar, não há possibilidade de pensar sobre o que está sendo transmitido, porque a velocidade das mudanças das imagens, de som e de assunto impedem que o telespectador se concentre e acompanhe a transmissão conscientemente.
Infelizmente a televisão vem ocupando um crescente papel na transmissão dos caminhos da infância.
 
As emissoras e os anunciantes assumiram tal incumbência pensando no seu próprio lucro imediato, e não na criança ou no futuro da nação.

TROQUE DE CARRO!
TROQUE DE CELULAR!
E DE OPERADORA, TEMOS OS MELHORES PLANOS!
BEBA MAIS CERVEJA!
COMPRE!
BEBA!
CONSUMA!
POSSUA!
Quão vazia uma vida pode se tornar? Que infância estamos construindo? Que juventude estamos formando?
 
OBS: Recebido em PPS através de um amigo. Desconheço o autor.

Related Posts with Thumbnails

.

 
Topo