Seguidores

sábado, 23 de outubro de 2010

Feito para Você!


O Itaú lança projeto para incentivar a leitura de livros para crianças de até 6 anos.

A partir de 11 de outubro, o Itaú vai distribuir gratuitamente 8 milhões de livros, porque acredita que incentivar o gosto pela leitura é um bom caminho para o desenvolvimento completo das crianças e fundamental para o crescimento do país.

A Coleção de livros Infantis é feita de 4 volumes, para você ler e reler com seus filhos, sobrinhos, netos ou alunos.

Você assume o compromisso de ler um livro para uma criança e de repassar este livro para outra pessoa fazer o mesmo. Assim, você cria um hábito que pode contribuir para que a criança escreva a sua própria história.

Para pedir seus livros e fazer a sua parte nesta história, é só preencher o cadastro e recebê-los na sua casa, em qualquer lugar do Brasil.

Para fazer o cadastro acesse: http://www.lerfazcrescer.com.br/#/itau_crianca

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Conjunto CFESS/CRESS contesta a ADIN da CNS e solta nota em defesa das 30 horas

Conselho Federal lança manifestação pública contra interesses do capital

Nesta terça-feira, 19 de outubro, o CFESS torna pública uma nota em defesa da Lei 12.317/2010, que fixa em 30 horas semanais a carga horária dos/as assistentes sociais, sem redução salarial. Após uma mobilização histórica para o Serviço Social brasileiro, que teve início em 2007 e contou com uma série de reuniões no Senado Federal, na Câmara dos Deputados, na Presidência da República e em diversos ministérios e órgão públicos federais, as 30 horas para assistentes sociais foram garantidas pela nova lei, que agora tem sua constitucionalidade questionada judicialmente.

 O Conjunto CFESS/CRESS mostra sua capacidade e disposição política para enfrentar a recente Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN 4468), ajuizada no Supremo Tribunal Federal pela Confederação Nacional de Saúde (CNS), entidade que representa nacionalmente as empresas prestadoras de serviços de saúde. Conforme diz o texto da nota, "os argumentos expostos na ação que pretende declarar a inconstitucionalidade da lei têm caráter estritamente econômicos e defendem a manutenção dos lucros dessas instituições pela exploração da força de trabalho, cada vez maior e mais intensa". 

Além disso, "a lógica perversa do lucro a qualquer preço é traduzida em argumentos que não admitem nenhuma diminuição do seu ganho e ainda ameaçam com inflação, quando afirmam, na ação proposta, que os custos serão repassados ao consumidor, e com desemprego, porque muito provavelmente optarão por demitir assistentes sociais e, dessa forma, o serviço prestado será menos eficiente", diz a nota.

O Conjunto CFESS/CRESS reafirma sua disposição para continuar defendendo a Lei 12.317/2010 e lutar pela sua implementação, porque essa luta se conecta aos princípios éticos-políticos e profissionais do Serviço Social. Todas as ações administrativas, políticas serão empreendidas e a assessoria jurídica do CFESS já está estudando medidas judiciais para garantir esse direito arduamente conquistado
.


Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Atitude Crítica para Avançar na Luta – 2008/2011

Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação


OBS: Matéria enviada, através de email, por meu aluno Ralei.


quarta-feira, 20 de outubro de 2010

AQUECIMENTO GLOBAL!


O aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas que estão acontecendo no planeta. Segundo 4º relatório de avaliação do painel intergovernamental sobre mudanças climáticas da Organização das Nações Unidas, ONU, a temperatura aumentou 0,74 mais ou menos 0,18ºC. Pode parecer pouco, mas é suficiente para alterar o clima de uma região como o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer.
Muitos pesquisadores acreditam que o aquecimento global tanto pode ser de causas naturais ou antropogênicas (causadas pelo homem). A opinião da ONU não é muito diferente, em seu relatório aponta que grande parte do aquecimento se deve provavelmente ao efeito estufa, causado pelo aumento dos gases estufa de origem antropogênica.
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, IPCC, projeta que até 2100 a temperatura tenha aumentado num intervalo de 1,1ºC a 6,4ºC.
O aumento na temperatura pode trazer alterações como o aumento do nível do mar, enchentes e secas. Isso traz consequências na agricultura, desgelo, vazão reduzida em rios durante o verão, aumento de doenças e extinção de espécies.
Devido ao aumento da publicidade sobre as descobertas científicas a cerca do aquecimento global, debates políticos e econômicos aconteceram. Com isso vários países se juntaram na elaboração do Protocolo de Kyoto. A origem do Protocolo de Kyoto se dá através de uma série de eventos que aconteceram anteriormente sobre o assunto como o ocorrido em  Toronto – Conference on the Changing Atmosphere, no Canadá, em 1988 e a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas na ECO-92, no Rio de Janeiro.
Constitui-se em um protocolo, um tratado internacional com compromissos para a redução de gases poluentes na atmosfera. Primeiramente, foi discutido no Japão em 1997, sendo aberto para assinatura de 11 países, mas apenas em 1999 ele foi ratificado. Porém, para entrar em vigor, era preciso que 55% dos países, que produzem 55% das emissões ratificassem, o que ocorreu apenas em 2005 quando a Rússia ratificou. Na época os Estados Unidos se recusam a ratificar o Protocolo de Kyoto. Segundo alegação do ex-presidente George W. Bush, os compromissos do protocolo iriam trazer consequências negativas para a economia norte-americana.
O prazo do protocolo termina em 2012, porém já há um compromisso da ONU e alguns governos para criação de um novo acordo que estabelecerá novas metas a serem cumpridas. As discussões começaram em 2007, em Washington com os chefes de estados de Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil, China, Índia, México e África do Sul. Em dezembro de 2010 haverá mais um debate em uma nova conferência da ONU, a COP-16, que será realizada no México.
Dia Internacional da Ação Climática
O dia 24 de outubro de 2009 foi celebrado como Dia Internacional da Ação Climática. Milhares de pessoas em 180 países manifestaram-se pela diminuição dos níveis de CO2. Essas manifestações foram convocadas pela ONG 350.org. Várias pessoas sentaram-se no chão formando os algarismos 350.
Curiosidades:
 Todo ano, áreas de 2.000 quilômetros quadrados se transformam em deserto devido à falta de chuvas;
 40% das árvores da Amazônia podem desaparecer antes do final do século, caso a temperatura suba de 2 a 3 graus;
 A geleira Gangotr, no Himalaia, perdeu em 150 anos cerca de 2 mil metros (hoje tem 25km). E o ritmo está acelerado;
 Hoje a atmosfera tem 750 bilhões de toneladas de CO2;
 A calota polar irá desaparecer por completo dentro de 100 anos, de acordo com estudos publicados pela National Sachetimes de Nova Iorque em julho de 2005, isso irá provocar o fim das correntes marítimas no oceano atlântico, o que fará que o clima fique mais frio, é a grande contradição de aquecendo esfria;
 O clima ficará mais frio apenas no hemisfério norte, quanto ao resto do mundo à temperatura média subirá e os padrões de secas e chuvas serão alterados em todo o planeta;
 De 9 a 58% das espécies em terra e no mar vão ser extintas nas próximas décadas, segundo diferentes hipóteses.
Referências

Fonte: http://aquecimentoglobalportal.wordpress.com

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Este Blog é acessado mais de 1.000 vezes por mês!


Quero compartilhar com todos/as o sucesso deste Blog, que está recebendo grande número de acessos e está cumprindo seu objetivo que é de socializar informações.

Agradeço a todos/as pelo carinho recebido, a minha incansável irmã Marineide, madrinha do Blog, que sempre está contribuindo para seu sucesso! Agradeço também ao novo amigo Jonas, que fez o selinho de comemoração das 7.000 visitas. Obrigada.

Beijos...boa terça-feira!


domingo, 17 de outubro de 2010

TRABALHO INFANTIL, POBREZA E PRECONCEITO!


 Estes temas são tratados neste livro, que hoje indico para vocês!

“Pedra e Flor” conta uma história real, a partir das lembranças da assistente social e escritora Cleudes Pessoa. Ela é autora do livro em parceria com a jornalista Klycia Fontenele. Ilustrado por Geórgia Zaranza, o livro mostra a realidade do trabalho infantil, pobreza e preconceitos, perfil de vida de muitas crianças brasileiras, principalmente meninas nordestinas negras. As autoras se valeram de elementos lúdicos, transportando a realidade para o mundo mágico do conto.

Palavras da escritora: Um livro coletivo

“Existem diferentes tipos de livros e estilos literários, romances, contos, poemas, poesias, crônicas, não sei bem ao certo o que o Pedra e Flor é, afirmo então que é um livro amorosamente coletivo.  Iniciei se processo de escrita e concepção em 2004, a partir de uma vivencia terapêutica de resgate de minha historia. Em 2005 conheci Geórgia Zaranza, logo nos tornamos parceiras de trabalho e amigas, convidá-la para criar a ilustração foi um presente para nós duas. O título Pedra e Flor nasceu na manhã do dia 08 de março de 2009, dia internacional da Mulher, durante uma brincadeira que nós duas fizemos, colhendo pedrinhas e flores para compor a ilustração.

 Klycia Fontenele conheci seu trabalho em 2007, muito gostei do estilo e diversidade de sua escrita, a convidei para embarcar na viagem do Pedra em Flor em 2008, seu olhar mágico e literário contribui para proteger os nomes dos personagens reais e dar leveza a minha escrita densa. Assim é esse livro, uma construção a seis mãos, sou grata pelo belo resultado desse trabalho coletivo.”


Related Posts with Thumbnails

.

 
Topo